Perguntas frequentes sobre o câncer de próstata

Perguntas frequentes

Conhecimento é poder

Costumamos falar essa frase relacionando diretamente ao âmbito profissional, porém o conhecimento do seu histórico familiar e do comportamento do seu corpo são as ferramentas mais poderosas para entender sua saúde.
Tudo começa com uma conversa; converse com sua família e observe quais doenças que os seus parentes diretos tiveram. Aprenda sobre os parentes que já se foram também. O histórico familiar afeta seus riscos de desenvolver câncer, diabetes, doenças cardíacas, derrame, entre outras.

SE VOCÊ PERCEBER ALGO, FAÇA ALGO

Você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Se você sentir que algo não parece estar bem, não fique esperando que isso passe, vá ao médico e verifique do que se trata. A detecção precoce é o fator mais importante para se tratar os grandes problemas de saúde.

Dedicamos tempo para compartilhar informações de qualidade, com o objetivo de auxiliar você no cuidado com a sua saúde.

Não deixe que o preconceito atrapalhe no cuidado com a sua saúde!

A baixo você verifica dúvidas frequentes sobre o câncer e o exame de próstata.

Qual é a função da próstata?

É o órgão responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal, e está ligada à fertilidade masculina.

A ereção está relacionada a próstata?

Os mitos que associam a próstata à ereção não são verdadeiros. A próstata tem um enorme papel na ejaculação, mas não tem influência na ereção. A ereção do homem depende de fatores como secreção da testosterona, aporte sanguíneo satisfatório e condução adequada dos impulsos nervosos.

É possível ter câncer de próstata antes dos 40 anos?

O risco para a doença aumenta consideravelmente após os 50 anos, porém, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Contudo, o câncer de próstata é raro antes dos 40 anos.

Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?

Cerca de 10% dos homens após os 50 anos desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.

O câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos?

Sim, se ele for detectado tardiamente, a chance de ele fazer metástase, ou se espalhar pelo corpo, é grande.

O que é o exame de PSA e para que serve?

O PSA (antígenos específicos da próstata) são moléculas produzidas pela próstata. Nessa caso, o exame de PSA é um exame de sangue realizado para medir a concentração dessas partículas no sangue e tem o objetivo de verificar a presença de doenças como o câncer de próstata.

Qual o preparo necessário para fazer o exame de PSA?

Recomenda-se que no dia do exame o paciente compareça para fazer a coleta em jejum de pelo menos 4 horas. Além disso, recomenda-se também que nas 48 horas anteriores ao exame, o paciente não deva ejacular, fazer exercício em bicicleta, andar de moto ou a cavalo.
Vale lembrar que o laboratório onde será feita a coleta e análise do sangue, poderá orientar o paciente sobre outros cuidados para o momento antes do exame.

Quando realizar o exame de PSA?

Quando sintomas como dificuldade de urinar, diminuição da força do jato da urina, aumento da frequência urinária, estiverem presentes o PSA deve ser solicitado como exame de investigação inicial.

Existe algum exame que substitua o toque retal?

Até o momento, não existe nenhum outro exame disponível que consegue o diagnóstico com a mesma eficácia, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal. Porém, na próxima postagem, falaremos sobre uma tecnologia que promete aumentar a precisão em disgnósticos de câncer de próstata.

Quanto tempo dura o exame de próstata (toque retal)?

Aproximadamente 10 segundos são suficientes para o médico buscar regiões irregulares na próstata.

A cirurgia impede o homem de ter filhos?

Como a próstata é um órgão do aparelho reprodutor, a cirurgia e os demais tratamentos afetam a capacidade de ejacular e, por isso, a fertilidade. Em alguns casos raros, a função reprodutiva pode ser preservada.

#aprevençãoéomelhorremédio

Fontes: