Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, e tem como principal objetivo a conscientização das mulheres e da sociedade como um todo sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce (identificação nos estágios iniciais) do câncer de mama.

Este movimento teve início nos Estados Unidos, no ano de 1990 quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

O nome remete à cor do laço (rosa) que simboliza, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

O câncer de mama é comum no Brasil?

Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

as mulheres têm câncer de mama?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

 

Fontes

 

O conteúdo do site, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.