Exames de Diagnóstico

É um dos métodos de diagnóstico por imagem, assim como a radiologia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia. Seu funcionamento é simples e baseia-se em reações químicas do metabolismo humano.

Raio X

É um exame médico não doloroso que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar doenças. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo.
Usado amplamente para verificar tórax, ossos e pulmões.

Ultrassom

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
É recomendado para avaliações vasculares, musculares e abdominais.

Tomografia

Serve para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões. Pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo. É um tipo de raio x mais detalhado, com melhor resolução de imagem.

Ressonância Magnética

É  um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos. Examina com detalhes ossos, tórax, pulmões, coração e vasos sanguíneos.

Exames que levam contrastes servem para visualizar melhor as veias, artérias e estruturas do corpo.